24 de abril de 2015

A noite oficial dos OVNI’s no Brasil

19 de maio de 1986 é uma data que entrou para a história da Ufologia brasileira, é a noite oficial dos OVNI’s. As autoridades brasileiras confirmaram pela primeira vez na história, a presença de objetos voadores não identificados.

Foi concedida uma entrevista coletiva na época pelo Brigadeiro Otavio Moreira Lima, ministro da Aeronáutica, para informar que alguns pilotos entraram em perseguição e foram perseguidos por objetos não identificados, na cidade de São Jose dos Campos no Vale do Paraíba, se estendendo por vários trechos do Rio de Janeiro.

Toda vez que há uma movimentação estranha nos radares, é procedimento normal da aeronáutica efetuar uma série de verificações de segurança, pois existe a possibilidade de alguma aeronave estar voando sem um plano de voo, invadindo o espaço aéreo destinado aos aviões comerciais.

Logo são acionados, então, os aviões de combate para fazer o acompanhamento visual, comunicação e possível abate do intruso.
Luzes tomam conta do céu e preocupa as autoridadesImagem Ilustrativa

O primeiro movimento foi detectado entre 20 e 21 horas pela torre de controle do aeroporto de São Jose dos Campos. O controlador solicita ao comandante Alcir, que estava na companhia do Coronel Ozires Silva, ex-presidente da Petrobras fazer busca visual do OVNI.

O Coronel relatou que estava em voo, quando entrou em contato com o Controle de Tráfego Aéreo de Brasília que questionou se ele estava visualizando alguma coisa estranha no céu, no primeiro momento afirmou que não, mas a torre insistiu dizendo que havia algo no radar, eram aproximadamente três objetos estranhos no céu de São Jose.

Ozires Silva, ao aproximar-se da cidade, percebeu que o radar da aeronave passou a detectar a movimentação estranha, somente então, conseguiu avistar um ponto luminoso incomum de cor alaranjada e avermelhada um pouco alongado.

Em comunicação com a torre de controle, comunicou que estaria começando o acompanhamento do objeto, mas o objeto desapareceu como se apagasse uma luz.

Foi detectado pelos radares de solo a presença de 21 OVNI’s no espaço aéreo brasileiro. O acontecimento foi registrado por várias outras pessoas que tiveram a oportunidade de documentar em vídeo, várias estranhas formas de luz no céu. Na zona oeste do Rio de Janeiro, São Paulo capital, e no interior do estado, bem como em Maringá no Paraná.

O Coronel relata ainda que por sua experiência na aviação, nunca havia presenciado algo tão incomum e sem explicação. No dia seguinte tentou comunicação com o controlador de tráfego do dia, mas ficou sabendo que já corria uma investigação sigilosa sobre tal caso.
Sigilo e descrição, as informações permaneceram ocultasrevista UFO

O Ministério da Aeronáutica tentou conduzir uma investigação, mas devido a pobreza de recursos tecnológicos, foram apenas tomados depoimentos de todas as pessoas envolvidas,os pilotos dos aviões, os controladores de voo, a fim de gerar um relatório para chegar-se a uma conclusão e posterior divulgação.

A informação permaneceu sigilosa por muito tempo. Por meio de uma campanha lançada pela comissão Brasileira de Ufólogos(CBU), e pela revista UFO foi feito a liberação de cerca de quatro mil páginas de informação que estava com a Força Aérea Brasileira, os documentos oficiais reportaram, ou confirmaram que o caso foi um dos mais marcantes da ufologia brasileira.

Muito antes disso aconteceu algo muito impactante para os militares:Uma pesquisa secreta na Amazônia permitindo que a força aérea brasileira, através de seus militares, comandados dentro da chamada Operação Prato, tivessem a chance de interagir com alguns OVNI’s de diversos tamanhos, algumas vezes tinham cem metros de diâmetro.

Estas experiências de contato foram fotografadas e filmadas diversas vezes com riqueza de detalhes.

Existe muita informação controversa a respeito de tudo o que aconteceu naquela noite, e não há uma conclusão aceitável, pois não existem fatos que comprovam o que realmente são estes objetos que aparecem no céu, em todas as partes do mundo. Precisamos nos aprofundar mais nesse assunto e buscar sempre a verdade! (Inf Mistériociencia.com)