20 de maio de 2015

Sexóloga Eliane Maio palestra em Marialva nessa quarta-feira (20)

Evento integra as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual Infantil. Promoção da secretaria de Assistência Social

A data de 18 de maio é oficialmente o Dia Nacional de Combate à Exploração e ao Abuso Sexual Infantil. Todos os anos, os órgãos de proteção social básica e especializada de Marialva, Cras-Centro de Referência de Assistência Social e o Creas-Centro de Referência Especializado de Assistência Social, se articulam no intuito de mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta a proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

Com o objetivo de que as próprias crianças de nossa comunidade estivessem diretamente envolvidas nessa Campanha, foi realizado concurso de desenhos com a participação de 50 crianças que frequentam o Peti/Paem-Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Programa de Atendimento Educacional de Marialva. O concurso foi dividido em dois momentos: na primeira etapa as crianças assistiram a uma animação de curta-metragem, que tratava sobre o tema "abuso sexual e exploração na infância" e posteriormente elaboraram um desenho. Dentre os 50 desenhos, 1 foi selecionado para estampar a campanha. Na segunda etapa, foi feita exposição de desenhos onde as crianças foram convidadas a falar sobre suas produções e assim foram premiados os três primeiros colocados.

O encerramento da campanha será nessa quarta-feira, 20 de maio, com a presença da Psicóloga e Sexóloga Dra. Eliane Rose Maio, às 19h no Cine Teatro Sonia Maria Silvestre Lopes. A Professora falará sobre educação sexual nas escolas e maneiras de se identificar os sinais apresentados por uma criança vítima de violência. Eliane é reconhecida nacional e internacionalmente pelo seu trabalho. Autora de vários livros, já participou de diversas atrações de televisão, como o Programa do Jô, pela Rede Globo. Neste evento, que será aberto a toda comunidade, a criança com o desenho selecionado será homenageada.

Para denunciar quaisquer suspeitas de que uma criança ou adolescente esteja sendo vítima de violência sexual, ligue anonimamente no DISK 100 ou procure o Conselho Tutelar.

Programe-se:

Palestra com a Dra. Eliane Rose Maio – Campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Data: 20/05/15 (quarta-feira)
Local: Cine Teatro Sonia Maria Silvestre Lopes
Entrada franca
(Inf de texto Hilário Gomes)