9 de março de 2016

Sarandi entra em epidemia de dengue depois de 331 casos confirmados

O município de Sarandi, no norte do Paraná, entrou em epidemia de dengue nesta segunda-feira (7), de acordo com a prefeitura. Até agora, já são 331 casos confirmados da doença, além de 1.500 suspeitos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que há epidemia quando um local registra ao menos 300 casos a cada 100 mil habitantes. Sarandi tem, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90 mil moradores.

A administração municipal afirma que, frente ao problema, reforçou as equipes de combate ao mosquito transmissor nos bairros. Servidores têm espalhado veneno pela cidade toda. Além disso, o uso do "fumacê" já foi solicitado pela prefeitura.

Na Unidade de Pronto-Atendimento de Sarandi, o movimento dobrou, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. Muitos pacientes apresentam os sintomas da dengue.

"Nós temos um grande problema com os focos nas residências. Nos vasos de planta, naquele pratinho que fica embaixo, a vasilha de água dos animais. De 80% a 90% dos casos, o foco é encontrado dentro dos quintais", explica a supervisora dos agentes de endemia de Sarandi, Dinah Cristina de Gois.

A supervisora alerta que a ajuda da população é necessária. "É importante o cuidado da população. Senão, não vamos conseguir acabar. Todo o trabalho que estamos fazendo, intensificado, não vai adiantar em nada se não houver colaboração", diz. (Inf. G1 Pr)

☺90% da culpa é da própria população que joga lixo onde não deve... Não verificam suas casas, vasos, caixa d'água, banheiros em casas fechadas... até uma tampinha de garrafa com água vira procriação do mosquito. POR FAVOR CUIDEM DE SUAS CASAS E QUINTAIS.