24 de abril de 2016

Cadastramento biométrico eleitoral em Sarandi: Tire suas dúvidas

Esta sendo realizado em Sarandi desde o dia 2 de março o cadastramento biométrico ordinário.

Segundo o chefe do cartório eleitoral de Sarandi, Paulo Henrique Aran o cadastramento biométrico ordinário será feito para os eleitores que estejam fazendo o primeiro título ou pedindo transferência de domicilio. "Os demais eleitores que quiserem fazer o cadastramento biométrico podem fazer, mas em Sarandi o cadastramento será feito em regime ordinário, ou seja, o eleitor não tem prazo para comparecer de forma obrigatória a uma unidade da Justiça Eleitoral. 

Nas eleições deste ano o eleitor vai usar o título de eleitor. Em outro momento todos os eleitores serão convocados para fazer o cadastramento biométrico e só quando todo o eleitorado for cadastrado o município vai usar a urna com identificação biométrica",explica o chefe do cartório.

O cadastramento biométrico é realizado para dar maior segurança à identificação do eleitor no momento da votação. São capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, colhida sua assinatura e tirada uma foto. Também são atualizados os dados cadastrais (endereço, telefone para contato, etc).

Com o cadastramento biométrico, o eleitor passa a se identificar com a digital no microterminal da urna eletrônica, não precisando mais da assinatura no Caderno de Votação.

Para fazer o primeiro titulo o eleitor precisa levar um documento de identificação com foto, comprovante de residência, para os homens é necessário o certificado de alistamento militar. Para o eleitor fazer o cadastramento biométrico é necessário o título de eleitor e o comprovante de residência.

Neste vídeo da RPC a repórter Solange Riuzim explica melhor... Veja!