3 de agosto de 2016

Moradores de Sarandi vão ser vacinados contra a Dengue

Sarandi esta entre os 28 municípios que vão receber a vacina da dengue, a campanha começa, no dia 16 de agosto, considerado Dia D da campanha, quando os postos de saúde das cidades contempladas ficarão abertos durante o dia. A vacinação segue por três semanas, até 31 de agosto, nas unidades básicas de Saúde dos municípios escolhidos. A meta do governo é imunizar pelo menos 80% do público-alvo.

Segundo o Secretario de Saúde de Sarandi, Cezar Anselmo Andreazzi, os profissionais da saúde vão participar de uma reunião no dia 6 de agosto para receber as informações sobre o publico alvo e quais postos vão participar da campanha.

A vacina tem três doses, que devem ser tomadas a cada seis meses. O público-alvo de 28 municípios incluirá pessoas entre 15 e 27 anos, faixa etária de 30% dos casos de dengue no Paraná. Em Paranaguá, no litoral, e em Assaí, na região norte, a faixa etária do público-alvo será dos 9 aos 44 anos, porque ambas as cidades têm incidência considerada muito elevada.

O primeiro país a imunizar crianças contra a dengue foram às Filipinas. A vacina que está sendo adquirida pelo Governo do Estado é pioneira no mundo e foi aprovada pela Anvisa em dezembro de 2015, depois de 20 anos de pesquisa e a comprovação de sua efetividade. Ela protege contra os quatro sorotipos de dengue que circulam no Brasil.

No dia 6 de agosto os profissionais envolvidos com a imunização dos 30 municípios contemplados serão capacitados sobre a vacina e sobre estratégia da campanha.

Os números da dengue hoje no município, foram notificados: 3.469 casos, positivos: 2.076, negativos: 555 casos, nenhum óbito.