5 de setembro de 2017

Alunos da escola Darci Mochi participam de concurso de redação


Nessa última quarta (30) e quinta (31) aconteceu o 1° Concurso de Redação e Desenho promovido pelo Projeto Sorrir com Saúde da UEM em escolas da rede municipal de Sarandi/PR e Marialva/PR. Essa é uma das atividades educativas que vêm sendo desenvolvidas pelos bolsistas do Programa Universidade Sem Fronteiras, pelos Residentes em Saúde Coletiva e da Família, professores e profissionais da odontologia dos municípios contemplados com o Projeto.

O concurso com o tema “A importância da saúde bucal no meu dia a dia” teve como objetivo enfatizar aos alunos o impacto que a saúde bucal exerce no cotidiano das pessoas, influenciando diretamente na qualidade de vida, mostrando assim, a importância de se obter e manter hábitos saudáveis desde a infância. Participaram dessa ação aproximadamente 400 alunos de 4 a 13 anos, matriculados nas Escolas Darci A. Pereira Mochi (Sarandi/PR) e Lucas Machado de Paula (Marialva/PR).

A primeira etapa do concurso começou muito antes da aplicação da prova. Foram elaborados materiais educativos que auxiliaram no debate sobre o tema em sala de aula com os professores e alunos, fazendo com que toda a comunidade escolar participasse desse movimento de conscientização.

Foi desenvolvida uma oficina com os professores de cada escola para debater formas de dar continuidade ao trabalho educativo para a manutenção da saúde bucal dos alunos e famílias no ambiente escolar. A segunda etapa consiste na avaliação desses materiais, que serão enviados para uma banca composta por membros da escola, da comunidade, profissionais da saúde e da Universidade.

A terceira etapa acontecerá no final do ano durante o encerramento das atividades do Projeto, onde serão entregues medalhas para os autores das três melhores redações e desenhos de cada escola, além de certificados de participação para todos os alunos.
Redação

O Projeto Sorrir com Saúde criado na Universidade Estadual de Maringá é o resultado da integração entre professores universitários, alunos de pós-graduação, de graduação e profissionais de saúde e educação, na busca da construção de ações para a promoção da saúde bucal, especificamente em Centros de Educação Infantil e Escolas do Ensino Fundamental, em Maringá, Marialva e Sarandi.

Realizam-se trabalhos de educação em saúde bucal para prevenção e controle das doenças bucais, principalmente a cárie. Além disso, promove tratamentos curativos (restaurações de dentes cariados) utilizando o Tratamento Restaurador Atraumático que pode ser realizado de maneira rápida e eficiente na própria escola, em ambiente fora da clínica. (Amanda Machado/Assessoria Unicentro)