25 de abril de 2019

Dobradinha receita portuguesa

Famosa no Brasil

Aqui vai mais um tradicional prato de origem portuguesa que conquistou o paladar de muitos brasileiros.

 Introduzida pelos colonizadores no século XVI, a receita por aqui é chamada de dobradinha, mas em Portugal leva o nome de dobrada ou tripa.

Mesmo que para alguns o prato não seja atraente por ser feito do bucho, parte pouco popular do boi. De fato a dobradinha é a favorita de muitos.


Esta velha receita da cozinha europeia, teve sua origem em uma época em que parte da população tinha que aproveitar de tudo do boi, até mesmo partes como o estômago.

Mais tarde quando o prato conquistou o gosto dos nobres, receitas francesas, portuguesas e italianas surgiram todas extremamente sofisticadas.

O prato foi até tema de poema, (DOBRADA À MODA DO PORTO) escrito por Álvaro de Campos / Fernando Pessoa.

Conhecendo mais sobre a dobradinha

Embora o gosto pela dobradinha não seja unânime no Brasil, a receita está presente do norte ao sul em nosso país, ganhando cada vez mais a nossa cara.

Sendo o prato elaborado com diversos novos ingredientes por nossos chefs de cozinha. O ingrediente principal da buchada ou dobradinha é o rúmen, que é a maior parte do pré estômago do boi.

Animal que possui quatro estômagos, sendo o rúmen, retículo, omaso e o abomaso tido como estômago real, todos utilizados de alguma forma na culinária.

É importante destacar que o rúmen ou bucho antes de passar pelo cozimento, é preciso ser muito bem lavado, isso ajudará retirar o gosto e o cheiro forte característico dessa parte do boi.

Em sequência o bucho é cortado em pequenas tiras, cozido com temperos e vários ingredientes, logo, acompanhamentos do prato como feijão branco, arroz e batatas torna-o mais irresistível.

Dobradinha é rica em calorias?

O prato possui 125 calorias em 100 g, isso corresponde a menos que cortes magros como coxa de frango. No entanto, as calorias podem aumentar quando a receita leva ingredientes e acompanhamentos muito calóricos.

O que muitos amantes da receita podem se perguntar, é se a dobradinha engorda ou não. Bem a resposta depende do quanto que se come. Exagerar na dobradinha pode levar a acumular calorias, e assim o ganho de peso.

Composição do alimento

Abaixo separamos alguns nutrientes encontrados na dobradinha, referentes a 100 gramas do alimento, segundo a TACO – Tabela Brasileira de Composição de Alimentos.

Gorduras saturadas 2,5g,
Colesterol 144 mg
Fósforo 57,1mg
Potássio 57,6mg
Ferro 1,0mg
Cobre 0,1mg
Zinco 2,7mg
Niacina 4,3mg
Manganês 0,1mg
Magnésio  8,3mg


Receita de dobradinha

Ingredientes:


  • 2 cebolas 
  • 2 cenouras
  • 1/2 talo de aipo 
  • 1 kg de bucho casinha de abelha
  • 2 tomates.
  • Sal 
  • Pimenta 
  • Queijo 

Modo de preparo:
Corte o bucho em tiras bem finas. Limpe, lave e pique a cebola, cenoura, aipo e coloque em uma panela com azeite e água ao ponto de cobrir os ingredientes.
Cozinhe bem e adicione os tomates picados bem finos.
Adicione sal e pimenta a gosto, cozinhe em fogo baixo por cerca de 40 minutos, até que o molho tenha reduzido quase completamente.

A dobradinha pode ser servida imediatamente quando ainda estiver quente, polvilhada com um pouco de queijo ralado.

A dobradinha é geralmente servida com batata cozida, arroz branco e feijão branco ou manteiga.

Fonte: www.mecontaaqui.com.br