Com o frio intenso e umidade em alta, as doenças típicas dessa época do ano já atingem diversas pessoas e aumentam a demanda de atendimento nos postos de saúde.Os casos mais comuns são as infecções respiratórias e as principais vítimas, as crianças.
A chegada do inverno traz temperaturas baixas, tempo seco e ar mais poluído. Como a maioria das pessoas costuma aglomerar-se em locais fechados para minimizar o frio, a consequência é o aumento de doenças respiratórias.
Doenças causadas por infecção das vias aéreas, como gripe, asma, pneumonia e resfriado são mais comuns nessa época do ano.
Embora a maioria das pessoas associe gripe ao frio, os especialistas explicam que são os ambientes fechados o principal agravante para disseminar as infecções. “A exposição ao frio pode tornar o sistema imunológico mais vulnerável ao vírus.” Como prevenção, as principais recomendações dos infectologistas é manter os cuidados básicos. “Lavar as mãos é fundamental”.
Também agrava-se ainda mais o precário atendimento no nosso Pronto Socorro pois, se no dia a dia já é complicado ter um bom atendimento, imagine nessa época do ano. É direito do povo ter bom atendimento nas unidades de saúde, então, se precisar, "brigue" por seus direitos e exija sempre ser atendido com dignidade e presteza.
Marcos Mochi
