28 de junho de 2011

Moradias Atenas: juiz suspende reintegração de posse

O juiz Belchior Soares da Silva, da 6ª Vara Cível, despachou agora há pouco: ele suspendeu por tempo indeterminado a reintegração de posse das casas do Moradias Atenas, de Maringá. 

O pedido de suspensão foi feito pelo advogado Avanilson Araújo, presidente estadual do PSTU pela manhã e analisado agora à tarde pelo juiz. A prefeitura será novamente consultada pelo magistrado sobre a remoção dos moradores; de qualquer forma, a reintegração está suspensa. 
São 44 famílias que ocupam irregularmente 42 casas inacabadas. Pela manhã um grupo formado por integrantes do Observatório das Metrópoles, Conselho Tutelar, PSTU e PT estiveram no local. Como hoje é o dia mais frio do ano em Maringá, havia uma preocupação com a retirada das famílias, que não têm para onde ir. 
Uma campanha foi iniciada pela Sasc e Conselho Tutelar para recolher doações para as famílias, principalmente roupas e alimentos. Por volta das 15h a comissão de moradores deixou o Fórum (acompanhada do vereador Humberto Henrique, do PT) e está retornando para as casas.



Uma comissão de moradores do Atenas esteve no paço municipal, antes de conversar com o juiz Belchior Soares da Silva. Os representantes não encontraram o prefeito, que viajou para o Rio de Janeiro. 

O procurador Luiz Manzato, nervoso, refugou qualquer tentativa de conversa e chegou a dizer, antes de virar as costas, que “o caso de vocês [moradores] é caso para a polícia”. (inf Angelo Rigon)

*Parabéns ao Dr Avanilson e aos demais politicos engajados em ajudar essas famílias, e tantas crianças inocentes que iriam sofrer com esse frio jogadas na rua. Parabéns ao Magistrado Dr. Belchior pela sensibilidade.

Acredito que "Uma lei cumprida com uma pitada de sensibilidade, tem muito mais valor do que quando aplicada somente com a razão"!