26 de julho de 2011

Bancada do Paraná falta a 12% das sessões

Os 30 deputados federais do Para ná faltaram em média a 12% das sessões deliberativas em plenário realizadas no primeiro semestre de 2011. Apenas três mantiveram 100% de frequência – Fer nando Francischini (PSDB), Her mes Parcianello (PMDB) e Luiz Nishi mori (PSDB). Na outra ponta, cinco registraram menos de 75% de com parecimento – Dr. Rosi nha (PT), Ratinho Júnior (PSC), Hi de kazu Takayama (PSC), Alfredo Kaefer (PSDB) e Angelo Vanhoni (PT).

O índice está próximo ao desempenho nacional e estadual no período. De acordo com levantamento da organização Transpa rência Brasil, a média de faltas dos 513 deputados federais foi de 13% no primeiro semestre. Já a porcentagem média de ausência dos 54 deputados estaduais paranaenses ficou em 10%, segundo balanço publicado na última sexta-feira pela Gazeta do Povo.

Na comparação com um trabalhador comum, é como se os deputados não comparecessem a um dia de trabalho a cada duas semanas. Na Câmara Federal, entretanto, a maioria esmagadora das faltas é abonada e não implica em sanções ou desconto de salário. Das 200 ausências dos parlamentares do estado na Casa, 173 foram relevadas.

Paranaense com menos presença em plenário no semestre (62%), Vanhoni só não justificou uma das 21 faltas. Nas explicações do petista, 17 foram motivadas por “atendimento a motivação político-partidária”. Houve ainda uma falta para tratamento de saúde e duas para viagens em missões autorizadas.


*ELES DEVEM FALTAR PARA FAZER BICO EM ALGUM LUGAR, AFINAL, GANHAM MUITO POUCO...