GAECO - Operação Quadro Negro combate fraudes em licitações na área da
Educação
O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime
Organizado) do Paraná, com apoio dos GAECOs de Santa Catarina, Distrito Federal
e Minas Gerais, deflagrou nesta sexta-feira, dia 11 de janeiro, a Operação
“Quadro Negro”, contra fraudes em licitações na área da educação. A operação
está em curso para cumprir onze mandados de prisão e onze de busca de apreensão
em várias cidades do Paraná (Sarandi, Lapa, Araucária, Palmeira, Curitiba) e em
outros Estados: Santa Catarina, Minas Gerais e Brasília.As investigações se referem a fraudes em procedimentos licitatórios para contratar empresas pertencentes ou ligadas às pessoas que são alvo dos mandados judiciais, sempre na área de educação, com suspeita de direcionamento do certame licitatório e de sobrepreço e/ou inexecução de serviços, o que geraria o desvio dos recursos públicos contratados.
Os mandados foram deferidos por dois Juízos distintos, da Lapa e de Sarandi, visando investigar os crimes de formação de quadrilha, fraude à licitação, peculato e corrupção. O Juízo da Lapa decretou oito prisões preventivas, dentre as quais a do ex-prefeito da Lapa, e quatro buscas, enquanto o Juízo de Sarandi decretou seis prisões temporárias e sete buscas. Três pessoas possuem dois mandados de prisão (preventiva e temporária).
As empresas investigadas são a Associação Nacional de Apoio aos Municípios (ANAM), Instituto Fox, Instituto Eco XXI e Instituto Brasileiro de Arte e Educação. As investigações foram conduzidas pelo Gaeco de Londrina e Promotorias da Lapa, Araucária, Palmeira e Sarandi. (Vi no Blog do Joaquinzão)
*Foto ilustrativa
*** O bicho ta pegando na cidade e se for verdade tudo isso pode cair mais pessoas, um dos presos eu já sei quem é, mas os outros ainda não sei.
Também no blog do Rigon vi uma postagem em que ele afirma que um funcionário da Secretaria de Educação de Sarandi teria sido levada pelo GAECO para depor Veja aqui
