18 de setembro de 2013

Dr. Antonio Sproesser Ensina como controlar a pressão alta e se manter saudável. Veja!

EM CHAT DO R7 DR ANTONIO TIRA DÚVIDAS SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL... ACOMPANHE!

paty pergunta para Convidado: o que fazer quando a presao nao é alta mas de vez em quando oscila
(11:04:17)

jair pergunta para Convidado: Como identicamos a pressão alta mesmo, pela sístole ou diástole?
(11:05:06)

Rosa pergunta para Convidado: Dr queria saber por que todos os remedios de pressão alta que eu tomo eu passo mal
(11:05:08)
paty pergunta para Convidado: quando captopril de 25 mg te faz mal qual o medicamento pra subnstitui-lo?
(11:05:45)

fabio pergunta para Convidado: por que minha pressão só abaixa com calmante?
(11:06:02)

jair pergunta para Convidado: Qual das duas medições é pressão alta? 14X8 ou 12X10?
(11:06:59)

taisa pergunta para Convidado: Doutor a pressão 14 por8 e normal
(11:07:21)

fabio pergunta para Convidado: o emocional pode gerar a pressão alta tambem, o que faço para amenizar essa ansiedade
(11:36:55)

Dr. Antonio Sproesser : Paty, normalmente, a pressão do corpo humano oscila nas 24 horas. A média da pressão arterial nas 24 horas deve ser, no máximo, 136x85 mmHg. Medidas durante o dia podem ser acima do normal, mas o seu corpo automaticamente normaliza o valor elevado. Nesta circunstância, não se preocupe. Faça seu check up ou avaliação médica anualmente.
(11:38:54)

Dr. Antonio Sproesser : Jair, a pressão sistólica, que é a primeira que ouvimos quando tiramos a pressão, tem que estar abaixo de 140 mmHg e a diastólica, ou a última que ouvimos, tem que estar abaixo de 90mmHg. Valores acima de 140 para a sistólica e de 90 para a diastólica é considerado hipertensão arterial, que pode ser sistólica ou diastólica ou mista, que é a mais frequente.
(11:40:52)

Dr. Antonio Sproesser : Rosa, você se acostuma com os níveis de pressão, e o cérebro quando sente menos pressão, ou menos sangue chegando nele, você pode sentir moleza no corpo, prostração, vontade de desmaiar. O ideal é achar, junto com seu médico, o medicamento ideal para voce. É normal acontecer isso. Como há muitas categorias de medicação, fique tranquila que existe o remédio ideal para você. Procure seu médico para uma nova consulta.
(11:44:00)

Dr. Antonio Sproesser : Paty, há inumeros medicamentos para o tratamento da pressão arterial. O captopril é uma categoria de medicamento que inibe a produção de angiotensina, que é um hormônio produzido no rim que aumenta a pressão arterial. O captopril não deixa esse hormônio agir no corpo humano, controlando, assim, a pressão. Há, como falei, vários medicamentos, como diuréticos, beta-bloqueadores, bloqueadores de canal de cálcio, inibidores da renina, enfim, uma gama enorme de remédios que somente o seu cardiologista, clínico geral ou nefrologista podem prescrever para o seu caso em especial. Não podemos esquecer que o tratamento da pressão alta ou da hipertensão é individual, ou seja, o que faz bem para um pode fazer mal para outro.
(11:46:45)

Dr. Antonio Sproesser : Fabio, existem várias causas para explicar o aparecimento da hipertensão arterial. Um deles é o fator emocional e estresse. Durante os momentos de agitação ou ansiedade, vários hormônios são liberados da glândula suprarenal, fazendo com que os vasos sanguíneos se contraiam. Como consequência, nossa pressão arterial se eleva. Os remédios calmantes controlam o seu emocional e diminuem esta resposta fisiológica dos hormônios do estresse, melhorando a pressão arterial. Há pacientes que controlamos a pressão somente com yoga, meditação, prática de atividade física e nutrição balanceada. Mas, isso não quer dizer que os medicamentos não sejam importantes. Tudo no tratamento é de muita validade.
(11:48:24)

Dr. Antonio Sproesser : Jair, como expliquei acima, os limites máximos de pressão sistólica e diastólica aceitáveis são: 140x80 mmHg. No caso que você se refere, a pressão 12x10, a mínima está acima de 90, então dizemos que o paciente tem uma hipertensão diastólica.
(11:50:57)

Dr. Antonio Sproesser : Taisa, as diretrizes da sociedade brasileira de cardiologia e hipertensão arterial preconizam que hipertensão arterial existe quando os níveis estiverem acima de 140x90 mmHg. Mas, atualmente, trabalhos científicos e a prática médica nos aconselham a manter pressão em, no máximo, 135x86 mmHg. O ideal para o ser humano é manter a pressão arterial em 120x80 mmHg. Desta forma, os órgãos-alvo da hipertensão, como cérebro, coração, rins e olhos, não sofram e não tenham doença crônica.
(11:53:29)

Dr. Antonio Sproesser : Fabio, há inúmeras saídas para o controle do estresse, ansiedade, depressão. A primeira delas é a mudança do estilo de vida. Adote hábitos saudáveis, como a prática diária de atividade física aeróbica, como caminhadas. Procure fazer técnicas de relaxamento, como Tai-Chi-Chuan, yoga, meditação e, não esquecer da psicoterapia. Todos podem ajudar. Não esquecer do emprego de medicação quando seu psiquiatra ou psicólogo indicar.
(11:07:22)

Thalia Cavendish pergunta para Convidado: Glucamato de monosódio e sal diet pose substituir o sal?
(11:07:39)

AZUL pergunta para Convidado: DESCULPA MINHA PERGUNTA É SOBRE OUTRA COISA POR FAVOR ME AJUDEM MEU PAI ESTA COM VERUGAS NO ANUS ELE NAO QUER IR AO MEDICO O QUE PODE SER OBRIGADA
(11:07:55)

Rosa pergunta para Convidado: Por que a minha boca fica sem saliva quando estou com a pressão alta ou sera que é por causa tireode
(11:08:27)

maninha pergunta para Convidado: Minha mãe e meu pai tem pressão alta desde jovens eu corro o risco de ter tbm??
(11:08:55)

pri pergunta para Convidado: eu tenho hipertenção pos parto
eu tomo medicamento corretamente
e mesmo assim a minha pressaõ nao abaixa

(11:09:09)

veroca pergunta para Convidado: eu tenho picos hipertensivos de ate 30/16 tomo remedios diariamente. tenho 1,57m de altura e 106kg posso controlar só com dieta e medicamentos?
(11:10:06)

Francisco Assis pergunta para Convidado: nesse momento minha pressão é de 21x14
(11:10:30)

patricinhaa pergunta para Convidado: ola bom dia dr eu engordei nos ultimos 4 anos 40kg tenho 29 anos e estou começando sofrer de presao alta ja fiz de tudo para emagrecer e ja nao sei mais o que faço
(11:10:35)

Kleyttonn pergunta para Convidado: Bom dia. tenho algumas duvidas sobre o assunto, as vezes sinto uma dor na nuca e quando abaixo a cabeço sinto uma pressão muito grande no olho e dor de cabeça tbm
isso pode ser indicio de pressão alta
(11:10:43)

adriana pergunta para Convidado: tenho abitos alimentares bom mas queria saber se ansioliticos e ante depressivos almenta a pressão?
(11:57:13)

Dr. Antonio Sproesser : Thalia, glutamato monossódico e sal diet, ambos contém sódio. E é ele que é o principal responsável pela hipertensão arterial. Conheço vários pacientes que seguem o conselho de substituir o sal industrializado por esses que você mencionou e, às vezes, o que se observa é que a pressão até piora. Sabe por quê? Porque a quantidade colocada é o dobro ou três vezes mais. Daí se conclui que ambos substitutos do sal normal podem te fazer mal. Como sempre, depende da quantidade.
(11:58:52)

Dr. Antonio Sproesser : Azul, verruga, geralmente, é causada por um grupo de vírus denominado papilomavírus. Seu pai deve procurar tratamento para este problema. Procure um médico dermatologista ou proctologista para resolver o problema.
(12:00:58)

Dr. Antonio Sproesser : Rosa, às vezes, não é nenhuma nem outra coisa. O importante é saber que hipertensão arterial é uma doença sileciosa, que na maioria das vezes não apresenta sintomas. Como citei acima, cada um é cada um, ou seja, você pode ter esse sintoma e ser da pressão, ou mesmo do remédio. Somente o seu médico poderá ajudá-la, pois necessitamos do exame físico e dos tipos de medicamentos que você ingere para ter uma ideia melhor.
(12:01:52)

Dr. Antonio Sproesser : Maninha, sim. Quando o pai e a mãe apresentam hipertensão os filhos tem acima de 50% de chance de desenvolver a doença. Meu conselho é que você avalie sua pressão arterial duas vezes por ano.
(12:02:50)

Dr. Antonio Sproesser : Pri, toda hipertensão arterial tem tratamento. Às vezes, temos que associar vários medicamentos para ter sucesso no controle da doença. Procure seu cardiologista ou nefrologista para uma nova avaliação.
(12:04:17)

Dr. Antonio Sproesser : Veroca, seu peso está muito acima do normal. Sabemos que a obesidade colabora em muito e somente o tratamento dela pode colaborar no controle da hipertensão. Te aconselho a procurar um médico endocrinologista para as diversas opções de tratamento da obesidade. Muitas vezes, o controle de seu peso pode ser a resposta definitiva do combate da hipertensão.
(12:05:22)

Dr. Antonio Sproesser : Francisco, você está hipertenso e deve procurar ajuda com médico cardiologista, clínico ou nefrologista. Os órgãos, como coração, cérebro, rins e olhos, sofrem muito com esse nível de pressão. Procure ajuda para ver qual a opção de tratamento que você deve iniciar.
(12:06:48)

Dr. Antonio Sproesser : Patricinhaa, como respondi acima, o controle da hipertensão passa pelo controle do peso. Acredito em você, pois no meu consultório assisto essa história todos os dias. O tratamento da hipertensão e obesidade andam juntos e, normalmente, o endocrinologista, cardiologista e nutricionista, têm papel importante para acompanhar o seu caso.
(12:08:24)

Dr. Antonio Sproesser : Kleyttonn, como me referi anteriormente, a hipertensão arterial é uma doença silenciosa. Os sintomas clínicos, como dor de cabeça, dor na nuca, tontura, falta de ar, podem ou não aparecer. O mais importante é medir a pressão arterial sempre que você sentir algo que o incomode. Procure seu médico para uma avaliação.
(12:09:19)

Dr. Antonio Sproesser : Adriana, sim e não. Esses medicamentos podem ajudar a controlar a hipertensão, como podem aumentá-la. Depende muito de seu organismo. Cada indivíduo responde de formas diferentes a um medicamento.
(12:10:29)

Dr. Antonio Sproesser : Agradeço a todos vocês pelas perguntas, mas infelzmente, terei que interromper o chat por motivos profissionais. Acompanhem meu site: www.drantoniosproesser.com e o Twitter @TSproesser. Um abraço a todos, muita saúde e uma boa semana.