2 de setembro de 2013

Vídeo chocante: Estátua egípcia milenar gira sozinha em museu da Inglaterra. Veja!

Um mistério está cercando o Manchester Museum, na Inglaterra. O museu, parte da Universidade de Manchester, possui em seu acervo, há 80 anos, uma antiga estátua egípcia produzida no ano de 1.800 a.C, que se acredita ser de um homem chamado Neb-Senu. Com cerca de 25 centímetros de altura, foi encontrada no túmulo de uma múmia. Nas últimas semanas, os funcionários do museu têm ficado encucados depois de encontrarem a estátua, por repetidas vezes, virada para o lado errado. Especialistas decidiram monitorar a sala com uma câmera, que produziu um vídeo em time-lapse, e ficaram surpresos ao ver claramente o objeto girando em torno de si mesma, sem ninguém chegar perto dele. Cientistas estão agora tentando explicar o fenômeno.

Segundo o site local Manchester Evening News, ditos populares creem que os especialistas que exploraram as tumbas egípcias nos anos 1920 foram atingidos por uma “maldição dos faraós”. Em entrevista ao site, Campbell Price, curador do museu, disse acreditar em uma explicação espiritual para o giro da estátua. “Eu percebi um dia que o objeto estava virado para outro lado. Achei estranho, porque está dentro de uma caixa de proteção, e eu sou único que tem a chave,” afirmou ele. “Eu a coloquei na posição certa, mas no dia seguinte ela estava virada de novo.” Segundo Price, era comum que estátuas fossem colocadas no túmulo junto com as múmias. “No Egito Antigo, eles acreditavam que, se a múmia fosse destruída, a estátua serviria como uma alternativa para guiar o espírito. Talvez seja isso que esteja causando o movimento.”

Outros especialistas têm uma explicação mais racional. Segundo eles, as vibrações causadas pelos passos dos visitantes fazem com que a estátua se mova. Tanto é que, segundo o vídeo, o giro acontece somente durante o dia e para durante a noite. Mas, sinceramente, não dá pra saber. O vídeo não mais parece um truque? Se o objeto está se movendo mesmo, por que um vídeo em time-lapse? A história é incrível (e seria legal se fosse real), mas cheira a viral para promover marca. Bom, assista abaixo e tire suas próprias conclusões! As imagens foram publicadas nesta segunda-feira (24) no canal do Manchester Museum no YouTube e já foi visto mais de 50 mil vezes.