1 de novembro de 2013

Sai a diária e entra o empenho...

Alguns políticos estão sempre fazendo manobras para despistar o eleitor. Eles usam de artimanhas para ludibriar a população. Eu cito dois exemplos básicos e fáceis de entender.

Em São Paulo houve todo aquele tumulto dos protestos contra o aumento das tarifas de ônibus no valor de 20 centavos. O prefeito com muito custo não aumentou, mas semana passada aumentou o IPTU muito acima do valor do aumento das passagens. Ou seja, os protestos não valeram de nada.

Outro exêmplo vem de casa. Aqui em Sarandi, há um boato de que os vereadores podem extinguir as diárias pagas pela câmara, mas vão empenhar os gastos apresentando notas, pois ninguém é bobo de imaginar que vão pagar conta do bolso. Ai pode-se muito bem gastar 300 reais em uma viagem e apresentar uma nota de 1000 reais. E vão gastar bastante da mesma forma, mudando apenas a ordem das coisas. muda-se o nome de diárias para empenho só isso.

As diárias tem que existir, mas a fiscalização tem que ser redobrada e que a Lei seja respeitada, dispondo os valores as claras no Portal da Transparência. Se nem o site é atualizado imagina a tal da transparência.