
Na última sexta, o adolescente morreu "de velhice" aos 17 anos, em decorrência da enfermidade.
Diagnosticado com pouco menos de dois anos, Berns superou em muito a expectativa de vida de um portador de progeria, que dificilmente ultrapassa os 13 anos.
Em 1999, seus pais, ambos médicos, criaram uma fundação para estudar possíveis causas para o erro genético, que seguem incertos.
Apesar das dificuldades, o jovem dava palestras motivacionais e gravou, em 2013, o documentário Life According Sam (A Vida Segundo Sam, em tradução livre), produzida pelo canal HBO, no qual concedeu entrevistas extremamente positivas, se dizendo uma pessoa feliz e agradecendo aos amigos e família pelas boas experiências que teve.
A amizade com o dono do New England Patriots veio após o documentário. Considerado uma inspiração, o garoto foi convidado para acompanhar os jogadores em partidas e era lembrado com dedicatórias dos atletas após bons resultados.
No último sábado, a equipe promoveu um minuto de silêncio antes de uma partida pela NFL. (ViaTerra)