16 de maio de 2014

SEJUV EM AÇÃO: Sarandi começa a receber hoje quase 2 mil atletas para o JEP's

A partir de hoje Sarandi é sede de uma das etapas dos Jogos Escolares do Paraná (JRP's). A cidade começa receber delegações de inúmeras cidades do estado que ficarão alojados em escolas. Aproximadamente 2 mil atletas estarão em Sarandi por uma semana. Bom para incentivo ao esporte, para o comércio, para elevar o nome da cidade. 

A SEJUV vem trabalhando com todo o seu pessoal e colaboradores para deixar tudo pronto para estes jogos... Todos empenhados e com vontade de fazer o melhor. A abertura será no Ginásio de Esportes Tancredo Neves a partir das 20horas, e já no sábado começam as competições que envolvem Handebol, Futsal, Basquete, Xadrez, Tênis de Mesa, etc. Ginásios e quadras serão utilizadas, CAIC, Coelhão, Tancredo etc. Cidade movimentada por uma semana.

Os Jogos Escolares do Paraná (JEP´s) maior evento esportivo estudantil da América Latina, que em 2013 reuniu em todas suas fases aproximadamente 100 mil alunos/atletas, entra em 2014 com a expectativa de superar os números do ano anterior, para isso toda a equipe dos JEP´s já está trabalhando muito para resolver os locais de competição e concluir o regulamento do ano de 2014.

O evento é realizado em uma parceria das Secretarias da Educação e do Esporte e Turismo do Paraná e conta com a colaboração dos núcleos regionais de educação e dos escritórios regionais do esporte, além é claro, dos municípios que sediam os jogos.

Os Jogos Escolares são divididos inicialmente em 32 fases regionais que classificam para as fases macrorregionais que são disputadas em oito sedes diferentes, após as duas fases acontecem as finais, divididas em categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos). As datas das fases finais estão decididas e em breve as cidades que irão receber serão anunciadas, a categoria B acontecerá entre os dias 20 e 28 de junho, já a categoria A acontece de 25 de julho a dois de agosto.

Além de ser a maior competição estudantil da América Latina, os JEPs possui uma importância enorme para os futuros atletas do nosso estado, pois os resultados obtidos nos jogos são utilizados pelo Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP 2016) para definir os atletas contemplados com a bolsa esporte.

De acordo com a coordenadora dos JEPs na Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Márcia Tomadon, a cada ano os jogos evoluem em participantes, estrutura e nível de competição. “Evoluímos muito em 2013 em relação a 2012 e agora queremos melhorar ainda mais, os Jogos escolares do Paraná é uma competição especial”, comentou Márcia.