20 de junho de 2014

CRÔNICAS DO MOCHI: O inferno tem que existir!

A foto publicada aqui no face mostrava uma porção de homens amarrados com as mãos para trás, jogados numa vala escavada no chão. Um guerrilheiro muçulmano está atirando neles, ainda está na metade do serviço.

Me imagino ali, inerme, ainda vivo, esperando ter a cabeça estourada por balas de um AK-47. Foto igual, na revista Life, soldados japoneses enfiam baionetas em chineses manietados, Nankin, primórdios da 2a. Guerra. A lista não tem fim. 3.500 anos atrás o homo erectus acabou com os Neandertais. É que os erectus andavam em bandos e os Neandertais em grupos familiares, menos gente para resistir à carnificina. 

Cansou deste papo? Aperte o mouse e pule fora, não digo nenhuma novidade, só estou especulando sobre a história homicida do ser humano. Fico pensando no que vai na cabeça dos CEOS das empreiteiras, por exemplo. Só corrupção, imagino. Negociar com bandidos, o tempo todo. Fora e dentro do governo. Acertar obras de tal maneira que os orçamentos deixem gordura para ser queimada em comissões, ainda que o material à ser empregado seja de 2a., e os projetos sirvam só para durar pouco e mal.

São essas empreiteiras, as maiores do Brasil, que fazem esse trabalho sujo, desviando dinheiro para pagar políticos que depois de eleitos vão defender os seus privilégios e maracutaias. E assim está inventado o sistema que se auto-alimenta no ciclo de corrupção, sempre repetido. E ninguém fica com remorso. 

Como os pilotos da Luftwafe, da RAF e da Força Aérea Americana que com seus bombardeiros de grande altitude arrasavam cidades inteiras, chamadas por eles de “alvos”. Não pessoas carbonizadas, não incêndios de quarteirões e devastação maciça, levando populações inteiras à destruição e morte. O inimigo se transforma numa entidade, não uma pessoa. 

Anne Frank deve ter pensado isso, quando era arrastada pela Gestapo, na direção das câmaras de pelo gás , na Alemanha nazista. E quem promete a transposição do rio S. Francisco, prometendo água para o nordeste? E depois deixa milhões de miseráveis sedentos, em fila para pagar um balde na fila do caminhão que vem lhes vender água? A lei não alcança esses carrascos da humanidade. CEOS e políticos que roubam da merenda escolar. 

Para eles, uma corda e o cadafalso são quimeras, a justiça para eles não vem daí. Talvez Dante tenha imaginado um futuro mais apropriado para esses assassinos em série. Se tem um Deus, só ele pode julgar. Mas eu – eu julgo também. E espero.