19 de julho de 2014

Cansado do vizinho fofoqueiro? Conheça a cabana mais isolada do mundo


A Solvay Hut é a cabana localizada em uma altura impressionante de 4.006 metros, em Matterhorn, na Suíça. 

Situada na borda do rochedo, ela é um pequeno refúgio de emergência para alpinistas, que pode acomodar cerca de 10 pessoas. Seu uso é restrito para esses casos, mas muitos escaladores param brevemente por lá como um ponto de descanso e para registrar belas fotos. 

A cabana foi construída em agosto de 1915. Todo o material de construção foi trazido até o Hörnli Hut, a 3.260 m do chão com a ajuda de animais. De lá, um pequeno teleférico temporário foi usado para transportar o material até o local de construção da Solvay. A cabana original só levou cinco dias para ser erguida, mas foi reconstruída em 1966. Em 1976, um telefone de emergência foi instalado.

Vindo da Bélgica, Ernest Solvay (1838-1922) inventou o processo industrial para a produção de carbonato de sódio. Ele dedicou a maior parte de sua vida para o seu negócio e foi depois da aposentadoria que sua carreira começou a crescer absurdamente, e ele investiu no âmbito do alpinismo. 

Várias vezes, ele visitou o Walliser e o Bündner Alpen, Dolomitas e a região do Mont Blanc. Seus companheiros foram os guias Alois Supersaxo, de Saas Fee, e Martin Schocher, de Pontresina. Como gratidão pelas horas inesquecíveis nas montanhas e pela ajuda no enfrentamento de dificuldades na escalada, ele doou-lhes a cabana. 







Via Jornal Ciência

Nenhum comentário: