15 de outubro de 2014

Sarandi e sua história

☺Recebi da competente Sueli Pacheco da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Sarandi, um e-mail falando sobre o aniversário de Sarandi e junto um pouco da história da cidade... Juntei algumas fotos e reproduzi a história.

História
Sarandi foi fundada pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, no dia 10 de maio de 1947, com a venda de lotes urbanos, mas as áreas rurais diversos moradores formavem as primeiras lavouras de café.

Os primeiros moradores que se estabeleceram com suas famílias em Sarandi foram:

Shigueaki Hayashi, Jiró Watanabe, Mário Morigi Watanabe, Irineu Gonçalves Aguiar, Antônio Ferreira, Antônio Volpato, Claudemiro Lanaro e Mesami Koga.

O nome Sarandi, segundo consta, origina-se de vocábulo indígena, com significação de terra pedregosa e infrutífera. Gentílico: sarandiense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Sarandi (ex-povoado), pela lei municipal nº 53, de 21-12-1954, subordinado ao município de Marialva. 

Em 14 de outubro de 1981, pela Lei n° 7502, Sarandi foi elevado à categoria de município. A instalação do Município ocorreu em 1 de fevereiro de 1983.

Sarandi é uma cidade hierarquizada e dividida em loteamentos, que dão origem aos bairros. A cidade também é dividida em regiões geográficas; são elas: Zona Norte (região ao norte da BR-376), Zona Sul (região ao sul da linha férrea) e Zona Central (região entre a rodovia e a linha férrea). Cada região de Sarandi possui comércio e prestação de serviços próprios, centralizados pela Zona Central, onde se encontra a maioria dos bancos e lojas. A maioria dos bairros de Sarandi vem sofrendo um grande processo de valorização em decorrência de obras de infraestrutura .

Atualmente, Sarandi possui os seguintes bairros:

ZONA NORTE
Alvamar,Alphaville,Bom Pastor,Estância Zaúna,Independência,Nova Independência,Novo Panorama,Ouro Verde,Panorama,Perimetral,Regente,Rio de Janeiro,São José,Universal,Universitário

ZONA CENTRAL:
Centro,Das Flores,Dom Bosco,Europa,Nova Aliança,Nova Paulista,Novo Centro,Parque Industrial,Primaverão,São Jorge,Verão.

ZONA SUL:
Ana Elisa,Bela Vista,Califórnia,Castelo,Cometa,Eco Valley,Esperança,Floresta,Itamaraty,Mauá,Monte Líbano,Monterey,Nova Sarandi,Novo Bertioga,Portal das TorresReal,Santana,São Pedro,Triângulo,Vale Azul,Vera Cruz.

Sarandi vem apresentando nos últimos anos um considerável crescimento e desenvolvimento econômico, impulsionado principalmente pela construção civil e pelo comércio. Dezenas de loteamentos, condomínios e apartamentos tem expandido os limites geográficos da cidade. Entre eles, vale destacar os condomínios Eco Garden Residence, na Zona Sul; Eco Valley; e o Jardim Rio de Janeiro, na Zona Norte da cidade, na continuação da Avenida Rio de Janeiro.

Fonte: biblioteca do IBGE.
Assessoria de Comunicação de Sarandi