15 de outubro de 2014

Saúde promove mutirão contra o câncer de mama

 A Secretaria de Saúde de Sarandi promove no dia 18 de outubro, das 7 às 17 horas um mutirão para a prevenção e detecção do câncer de mama, em todas as Unidades Básicas de Saúde e na Clinica Materna Infantil.

Segundo a Enfermeira que vai coordenar a campanha, Adriana Santana, o principal foco são as mulheres de 50 a 69 anos, que não estão fazendo a mamografia. “ Aqui em Sarandi nós não temos alcançado as mulheres nesta faixa etária, temos atendido metade da população alvo. Todas as mulheres que forem aos postos vão ser atendidas, mas nós queremos que a família, os amigos, os maridos levem as mulheres para fazerem a mamografia, que faz mais do que detecção de um nódulo ela faz um rastreamento capaz de detectar um nódulo de meio centímetro, que se for detectado precocemente pode aumentar a sobrevida da mulher”, explica Adriana.

O Secretario de Saúde, Jair Carneiro esteve com a equipe da secretaria visitando empresas convidando as funcionárias a fazer o exame. Para incentivar e divulgar a campanha a secretaria criou uma camiseta que vai ser usada durante o Mês do Outubro Rosa, com o rosa simbolizando o romantismo da mulher o pink a sedução,os elos a união de todos combatendo o câncer de mama e o preto em homenagem aos homens que vão usar a camiseta sem constrangimento.

Além da mamografia as mulheres vão poder fazer também o exame de colo do útero, nos postos de saúde do Jardim Bela Vista, Jardim Verão, Jardim Universal, Jardim Independência, Jardim Alvamar e Clinica Materno Infantil. Maiores informações na coordenação da campanha 3905-1835.



Assessoria de Comunicação de Sarandi