20 de janeiro de 2015

UPA de Sarandi recebe visita do Governador do Piauí

O Prefeito de Sarandi Carlos Alberto de Paula Junior, o Secretario de Saúde André Luiz Celestino Jardim e o Chefe de Gabinete Jair Carneiro, estiveram recepcionando hoje (20) o Governador do Piauí, José Wellington Barroso de Araújo, o Secretario de Saúde Francisco Costa, e o Secretario de administração, Francisco Silva, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O governador veio a Sarandi para conhecer o funcionamento da Unidade, que foi considerada pelo Ministério da Saúde como referencia no atendimento e gestão. Conforme o governador, que já visitou outras UPAs, no Ceara, Pernambuco e Bahia, se mostrou surpreso com a qualidade do atendimento e com a gestão da UPA de Sarandi. O Governador busca um modelo bem sucedido para implantar no Estado. Ele explica que luta também para que o repasse da União seja realmente de 50%. “Hoje o governo diz que repasse os cinqüenta por cento mais na verdade não chega a isto, nós queremos que isto seja repactuado para os gestores possam ter condições reais de gerir estas Unidades de Pronto Atendimento. Nós estamos aqui em Sarandi para aprender como funciona uma unidade que deu certo, como é feita a contratação dos funcionários, quantos médicos, quantos técnicos enfim como é feita a administração. O que nós levamos mais em consideração aqui em Sarandi é que os gestores conseguiram de fato reduzir a mortalidade no município graças a prestação de um atendimento digno e humanitário,”explica o governador.

O Prefeito Carlos Alberto de Paula Junior disse que conseguiu melhorar o atendimento de saúde, mudando a realidade de Sarandi. “Nós mudamos este capitulo da história do município, os moradores pra conseguir atendimento antigamente tinham que ir para Maringá, hoje nossa realidade é outra, temos atendido a todos que procuram por atendimento na UPA, estamos concluindo nosso Centro de Especialidade, construímos um prédio com toda infra-estrutura que vamos administrar em parceria com a Uningá, para darmos atendimento especializado de qualidade. Nossos Postos de Saúde estão sendo reformados, nosso objetivo agora é trabalhar na implantação do prontuário eletrônico, que vai dar a agilidade e precisão no atendimento, todo os prontuários vão estar disponível em todo sistema de saúde, o paciente pode ser acompanhado desde a consulta no posto até a administração do medicamento. Ainda neste primeiro semestre devemos começar a implantação deste sistema, que vai ser mais um passo na melhora da qualidade de vida do nosso povo”.

Para André Luiz Celestino Jardim, antigo diretor da UPA, e atual secretario de saúde, ter o reconhecimento do ministério como referencia é mérito de uma administração empenhada em transformar a realidade. “ Quando assumi a administração da Unidade estávamos começando a entender quais eram as prioridades no atendimento, tínhamos dificuldade na contratação de profissionais, todos queriam ir pra municípios maiores que pagavam mais, conseguimos equiparar o salário dos médicos, hoje temos 3 médicos, em cada turno, 2 clínicos e 1 pediatra, 2 enfermeiros, 8 técnicos, fazemos exames 24 horas. Hoje as pessoas já entenderam como funciona o protocolo de classificação, a unidade é voltada para atendimentos de casos de urgência e emergência médica, ou seja, pacientes classificados como amarelo, laranja e vermelho, conforme o Protocolo de Mancheste. O foco do atendimento é na “estabilização” do paciente em quadros de médio e alto risco. Hoje graças a Deus, todos os pacientes são acolhidos e recebem atendimentos adequados, conforme cada caso e não pela ordem de chegada. O reconhecimento de todo este trabalho só vem demonstrar a seriedade de todo da equipe”,conclui André.