30 de maio de 2016

Professora Luciene Mochi ministra palestra na Universidade Federal de Juiz de Fora MG

Palestra aborda cotidiano e espaço escolar de famílias de lésbicas e bissexuais

Com o objetivo de debater sobre o cotidiano e o espaço escolar das famílias compostas por mulheres lésbicas e bissexuais com seus filhos e filhas, o Grupo de Estudos e Pesquisa Educação, Comunicação e Feminismos da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizará a palestra “Famílias femeafetivas e a ruptura da heteronormatividade no espaço escolar”.

Sob a coordenação das professoras Daniela Auad e Cláudia Lahni, a palestra acontecerá na sala de demonstrações da Faced, no dia 2 de junho, com o início marcado para as 14h. A inscrição é gratuita e será feita no local, e ao fim do evento serão emitidos certificados. A professora Daniela ressalta a importância de promover o dialogo e o debate no ambiente acadêmico, como formação e preparo social. “A importância desse evento se coloca tanto para a Universidade quanto para os professores, as professoras, as famílias e a todos e a todas que se importam com uma sociedade mais democrática. É importante pensar e discutir como estão educando na escola, buscar respeito, visibilidade e igualdade para as crianças e suas famílias”.

O evento terá como palestrante a mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá, Luciene Mochi, que já realizou pesquisa de campo, por meio da percepção de pedagogas e professoras, sobre filhos de casais de lésbicas. Ela debaterá a respeito de famílias formadas por mulheres, e discutirá, também, o descortinamento e a visibilidade das famílias femeafetivas, que levam, para dentro dos muros das escolas, a desconstrução sobre o sexo biológico como predominante, rompendo com as normas de gênero e parentescos heterossexistas.

O Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Comunicação e Feminismos é composto por professoras e alunas da UFJF e de outras instituições, organizadas em duas linhas de pesquisa: Movimentos Sociais, Políticas Públicas, Educação e Cidadania; Relações de Gênero, Socialização, Comunicação e Democracia. Inf Ufif notícias.
Outras informações: (32) 2102-3650 (Faced-UFJF)