23 de junho de 2017

Grandes motivos para consumir BERINJELA

Se a berinjela já é uma grande aliada das dietas, imagine só o potencial da farinha obtida a partir do legume. Rica em fibras, a farinha concentra todos os benefícios da berinjela e possui a grande vantagem de poder ser consumida de maneira mais prática e versátil – afinal, você pode encaixá-la em literalmente dezenas de receitas.

Propriedades da Berinjela

Pouco calórica, a farinha de berinjela destaca-se também pela presença de fibras – 3,5 a cada 100 g de farinha – e praticamente nada de gordura. Confira a tabela nutricional da farinha de berinjela comercial (os valores podem variar levemente de acordo com a marca e a forma de preparo):
Porção de 100 gQuantidade por Porção% VD
Valor calórico25kcal = 250kj1%
Carboidratos5g2%
Proteínas1,5g2%
Gorduras totais, das quais:0g***
Gorduras saturadas0g***
Gorduras trans0g***
Fibra alimentar3,5g4%
Sódio0mg***
Magnésio18mg6%
E além do magnésio, que é importante para diversos processos metabólicos, a farinha de berinjela também é fonte de cálcio, ferro, cobre e vitaminas A (betacaroteno) e do complexo B.


Benefícios da Farinha de Berinjela


Agora que você já sabe um pouco mais sobre suas propriedades nutritivas, descubra para que serve a farinha de berinjela.

– Emagrece
Farinha de berinjela emagrece? Sim, desde que venha acompanhada de uma dieta equilibrada e que inclua atividade física e um consumo menor de calorias.

O emagrecimento pode estar na lista dos benefícios da farinha de berinjela por diferentes motivos: o primeiro é a quantidade de fibras do alimento, que ao entrarem em contato com líquidos no estômago irão se expandir e ajudar o estômago a enviar para o cérebro um sinal de saciedade. 

Ou seja, você pode se sentir satisfeito com uma quantidade menor de alimentos e calorias. E, segundo a ciência, pessoas que consomem mais fibras apresentam um acúmulo menor de gordura na região abdominal.

A farinha de berinjela também evita picos de glicose, que causam uma liberação excessiva de insulina e levam ao acúmulo de gordura e a uma queda do metabolismo. Além disso, variações bruscas das taxas de açúcar no sangue podem enviar ao cérebro uma informação (errônea) de fome. O que acontece nessa situação é que você pode sentir vontade de comer doces mesmo tendo acabado de se alimentar – o açúcar é a forma de energia preferida do organismo para reequilibrar os níveis de glicose.

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, voluntárias na faixa etária de 30 a 45 anos foram submetidas a uma dieta hipocalórica (com menos calorias do que o organismo queima todos os dias) durante 60 dias. Enquanto todas as participantes tiveram que fazer a dieta, somente algumas receberam diariamente 4 colheres de sopa de farinha de berinjela.

Ao final do estudo, todas as mulheres apresentaram perda de peso, mas aquelas que consumiram a farinha de berinjela apresentaram uma perda significativamente maior. Enquanto o primeiro grupo perdeu, em média, 3 kg de peso total e 1 cm de circunferência abdominal, as voluntárias que receberam a farinha de berinjela eliminaram 6 kg e diminuíram a barriga em surpreendentes 12 cm.

Outra maneira como a farinha de berinjela emagrece é através da niacina, uma vitamina do complexo B que está associada a diversos processos metabólicos e que atua diretamente na produção de energia pelo corpo.

Portanto, podemos dizer que a farinha de berinjela emagrece porque aumenta a saciedade, diminui a absorção de gorduras, melhora o metabolismo e impede a ação negativa da insulina sobre os estoques de gordura.

– Evita a Diabetes
Como acabamos de ver, a farinha de berinjela é absorvida de maneira gradual pelo organismo, o que resulta em um melhor controle das taxas de glicose na circulação sanguínea. Na prática, isso significa um menor risco de desenvolvimento de resistência à insulina, a principal causa do diabetes do tipo 2.

– É Fonte de Antioxidantes
A cor meio arroxeada da berinjela se deve à presença das antocianinas, flavonoides encontrados na casca e que atuam no combate aos danos causados pelos radicais livres formados pelo envelhecimento, má alimentação, tabagismo e exposição excessiva ao sol e poluentes químicos.

Ao evitar os danos nocivos que os radicais livres podem causar à estrutura da células, alguns dos benefícios da farinha de berinjela são proteger o organismo contra inflamações, infecções virais, envelhecimento precoce e câncer. Para obter esses benefícios, no entanto, é essencial que você prepare a farinha com a casca da berinjela.

Diminui o Colesterol
Esta é uma das propriedades mais conhecidas da farinha de berinjela, já que seu consumo está associado a uma diminuição dos níveis de LDL, o colesterol ruim. Além das fibras, que dificultam a absorção do LDL, a berinjela ainda contém ácido clorogênico, um poderoso antioxidante que dificulta a oxidação de LDL.

Pesquisas indicam também que as fibras encontradas na berinjela agem de maneira bastante eficaz nos sais biliares, que por sua vez atuam na reabsorção do colesterol.

– Melhora as funções do intestino
Todo mundo já sabe que deve consumir fibras todos os dias para manter a saúde do intestino, mas nem sempre é possível ter acesso a verduras e legumes frescos diariamente. Por esse motivo, o consumo de farinha de berinjela pode ser um grande aliado de quem está com dificuldade para consumir as 25-30 g de fibra alimentar recomendadas.

Ao chegarem ao intestino, as fibras da farinha de berinjela absorvem água e ajudam a aumentar o bolo fecal, exercendo uma pressão maior na parede do intestino e estimulando o órgão a funcionar de maneira mais eficiente.

Duas colheres do alimento já são suficientes para suprimir quase 10% das necessidades diárias de fibra de um adulto.

– Combate o câncer
Além de seu papel como antioxidante, o ácido clorogênico também tem forte potencial antimutagênico, o que significa que é capaz de evitar que as células saudáveis se transformem em células cancerígenas.

Outro componente antitumoral da farinha de berinjela é a nasunina, um antioxidante encontrado na casca do legume. Segundo um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, a nasunina exibe uma atuação anti-angiogênica, o que significa que ela inibe o crescimento de novos vasos sanguíneos e também corta o suplemento de sangue ao tumor.

Mais um dos benefícios da farinha de berinjela, portanto, além de evitar o câncer, é ajudar a atacar um tumor já existente, através da diminuição do fornecimento de oxigênio e demais nutrientes.

– Diminui o risco de doenças do coração
Com o infarto sendo a segunda maior causa de morte entre as mulheres, nada mais importante do que começar desde já a prestar atenção na saúde do coração e vasos sanguíneos.

Os flavonoides da berinjela ajudam a combater o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias, diminuindo o risco de arteriosclerose e protegendo o coração contra o infarto e a hipertensão.

Como Fazer Farinha de Berinjela em Casa



Fazer a farinha de berinjela é muito fácil e custa pouco. Confira a receita:

Ingredientes:
  • 1 kg de berinjela.

Preparo:
  1. Lave e seque as berinjelas, sem retirar a casca;
  2. Corte-as em fatias bem finas;
  3. Coloque as fatias em uma forma e leve ao forno baixo;
  4. Deixe assar até que estejam bem secas e esfareladas (mas sem estarem queimadas);
  5. Retire as berinjelas do forno, deixe esfriar e triture tudo no liquidificador;
  6. Armazene em um pote bem seco e fechado;
  7. A receita rende 100 g de farinha, que pode ser guardada por até 6 meses.

Como Usar

Quem está pensando em usufruir dos benefícios da farinha de berinjela, pode consumi-la tanto ao natural como em substituição a farinhas menos nutritivas, como é o caso da farinha de trigo.
Uma sugestão de consumo é tomar ao acordar 1 copo de água mineral com 1 colher de sopa de farinha de berinjela. Como já vimos, além de ajudar a regular o funcionamento intestinal ela ainda o deixará com menos fome no café da manhã. Além do café da manhã, você pode também consumir a berinjela da mesma maneira antes de todas as outras refeições (apenas evitando passar da quantidade de 3 colheres ao dia).

Como não tem sabor tão acentuado e ainda por cima contém muito menos calorias, a farinha de berinjela pode substituir parte da farinha integral na hora de fazer pão, bolo, salgados e qualquer outra receita que peça farinha de trigo.

Uma colher de sobremesa de farinha de berinjela também ajuda a enriquecer a tapioca, que apesar de nutritiva, é pobre em fibras. Acrescente uma colher da farinha à goma antes de levar à panela e tempere com cheiro verde, orégano e sal. Siga o preparo convencional.
Caldo de feijão, arroz, sopas, omeletes, suco detox, panquecas, iogurtes, biscoitos – enfim, são inúmeras as possibilidades para você desfrutar dos benefícios da farinha de berinjela em sua dieta.

Receitas com Farinha de Berinjela

1. Bolinho de Chuva Integral (sem fritar)


Ingredientes:
  • 3 colheres (sopa) de farinha de berinjela;
  • 1 colher (sopa) de farinha trigo integral;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado;
  • 1 colher (chá) de fermento em pó;
  • 1 colher de café de extrato de baunilha;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 ovos inteiros.

Modo de preparo
  1. Em uma tigela grande misture as farinhas e o fermento. Reserve;
  2. Junte no liquidificador os ovos com o açúcar, o leite, o sal e a baunilha. Bata até formar um creme homogêneo;

  3. Despeje a mistura do liquidificador sobre as farinhas e misture bem;
  4. Unte forminhas pequenas e despeje a massa;
  5. Leve para assar em forno (pré-aquecido) a 160º C por 10 minutos.

2. Panqueca Light de Espinafre

Ingredientes da Massa:
  • 3 claras;
  • 1 gema;
  • ½ xícara de folhas de espinafre;
  • 2 colheres de sopa (bem cheias) de farinha de berinjela;
  • Sal a gosto.

Ingredientes do Recheio:
  • 200 g de peito de frango desfiado;
  • ½ tomate picado;
  • 2 colheres de cebolinha;
  • 1 colher de salsinha;
  • 4 colheres de creme de leite light (pode substituir por leite de coco);
  • Orégano.

Modo de Preparo:
  1. Recheio: refogue o frango com os demais temperos e acrescente o creme de leite no final, quando não houver mais água na panela. Reserve;
  2. Bata todos os ingredientes da panqueca no liquidificador e divida a massa em pequenas porções;
  3. Prepare as massas na frigideira e acrescente o recheio.

3. Pão Super prático de micro-ondas com Farinha de Berinjela
Ingredientes:
  • 1 ovo;
  • 1 colher de farinha de berinjela;
  • 1 colher de iogurte natural desnatado;
  • 1 colher de fermento em pó;
  • 1 colher de café de chia;
  • Sal e temperos a gosto.

Preparo:
  1. Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture bem com um garfo;
  2. Despeje a mistura sobre uma travessa e leva ao micro-ondas;
  3. Deixe cozinhar na potência alta por 2 minutos e meio;
  4. Depois de pronto, é só cortar ao meio e dourar na frigideira, acrescentando o recheio de sua preferência.

4. Suco emagrecedor com farinha de berinjela
Ingredientes:
  • 1 copo de água;
  • 1 laranja descascada;
  • 2 colheres de farinha de berinjela.
Preparo:
  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar.

5. Bolo com cenoura, aveia e farinha de Berinjela

Ingredientes:
  • 2 xícaras de farinha de berinjela;
  • 1 xícara de nozes (ou castanha do Pará) picadas;
  • 2 xícaras de aveia em flocos;
  • 4 cenouras médias;
  • 5 ovos;
  • 3 xícaras de açúcar mascavo (ou 1 xícara de adoçante culinário);
  • ½ xícara de uva passa;
  • 2 colheres de sopa rasa de fermento em pó.

Preparo:
  1. Bata somente as 5 claras em neve e reserve;
  2. Rale as cenouras e também reserve;
  3. Misture na tigela da batedeira as 5 gemas e o açúcar, e bata até obter um creme liso e esbranquiçado. Acrescente os demais ingredientes e misture manualmente;

  4. Por último acrescente à mistura as claras em neve e incorpore suavemente;
  5. Leve para assar em uma forma untada e polvilhada com farinha de berinjela;
  6. Deixe assar por aproximadamente 40 minutos em forno a 180C.

Nenhum comentário: