19 de novembro de 2017

Casa da Cultura apresenta: Hardy Guedes - “Reparanar - O Paraná em Prosa e Verso”

O show “Reparanar - O Paraná em Prosa e Verso” é um projeto que pretende contar parte da história do Estado, desde os primórdios até os dias atuais, com 14 canções de Hardy Guedes. “O objetivo é falar do Paraná, da sua história, sua gente, dos seus lugares, para que todos pensemos ou repensemos o Paraná que queremos para nós e para as futuras gerações. A ideia é mostrar ainda que a poesia está viva e presente em tudo que nos cerca”, destaca Guedes.

A sílaba “re”, no início do nome da apresentação, vem de REsgatar, REpensar, REcriar e tudo o mais que se encaixar nessa ideia. “Em cada canção tem um pouco da fauna, da flora, da poesia que existe ao nosso redor e nem sempre conseguimos percebê-la. Apesar da conotação regional, procuramos ao mesmo tempo usar uma linguagem universal deixando, nas letras das canções, alguma mensagem que promova a reflexão e desperte emoção, que é a essência de qualquer arte”, destaca o cantor e compositor.

Reparanar, por fim, termina com “R”, como os verbos da língua portuguesa, indicando ação, movimento. Ele conta que a intenção foi imprimir em cada música uma linha musical harmônica e rítmica diferente. “O Paraná, com exceção do fandango, é tido como um Estado sem música própria. A ideia é que esse trabalho possa servir como uma convocação para que todos nós possamos construir um cancioneiro popular paranaense que certamente existe, mas se encontra disperso”, pontua Hardy Guedes.
(Texto: Secret. de comunicação de Maringá)

Música
Hardy Guedes Alcoforado Filho nasceu em Niterói (RJ) em 1947, mas radicou-se em Curitiba em 1976. É cantor, compositor, violinista e escritor. É autor de diversos livros infantis, como “A loja da raposa” e “O balaio - primeiro movimento”. Entre suas músicas gravadas estão “Rodeio e vendaval e calmaria”, por Lydio Roberto; “Rodeio”, no disco “Terra de Pinho”, com o grupo “MPB” da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e “Viver valerá a pena”, que se tornou tema de primavera da TV Paranaense.

NOSSA CULTURA É SHOW