22 de julho de 2018

WhatsApp limita encaminhamento de mensagens para combater Fake News

Para combater o compartilhamento de informações falsas em sua plataforma, o WhatsApp anunciou que está reduzindo o número de encaminhamentos de mensagens que podem ser feitos simultaneamente. Agora, só será possível reenviar conteúdo para um máximo de 20 pessoas ao mesmo tempo, número que era de 250 antes da mudança.

Na Índia, o limite será ainda menor. O principal mercado do aplicativo no mundo, com mais de 200 milhões de usuários, só poderá encaminhar mensagens para até cinco pessoas, uma mudança certamente influenciada pelas dezenas de linchamentos incentivados por boatos que aconteceram recentemente no país. Além disso, o botão de encaminhamento rápido será removido do WhatsApp na Índia.

O mensageiro classifica todas essas mudanças como testes, deixando em aberto a possibilidade de que elas não sejam implementadas de forma definitiva. Através de uma postagem em seu blog oficial, a empresa diz que as mudanças foram feitas para “manter o WhatsApp da forma como ele foi projetado para ser: um aplicativo de mensagens privadas”.

Essas novidades complementam outra que foi lançada para todos os usuários na semana passada e mostra um aviso de que a mensagem que você recebeu foi encaminhada, e não escrita pela própria pessoa. O WhatsApp também anunciou que vai filtrar links suspeitos como forma de proteger as pessoas de possíveis golpes e pretende financiar pesquisas sobre desinformação e notícias falsas.(Tecmundo)