14 de janeiro de 2021

Perseguição a cristãos no mundo cresce mais de 30% em um ano


O número passou para mais de 340 milhões de cristãos perseguidos no mundo (contra 260 milhões no ano passado). A população cristã no mundo se deparou com o aumento da violência em regiões específicas, como no continente africano, aumento de pressão e ameaças devido ao uso de tecnologias de sistemas de vigilância para monitorar cristãos, como na China e na Índia.

A pesquisa realizada anualmente pela Portas Abertas, combina extensas pesquisas de campo, com especialistas e cristãos perseguidos em seus respectivos países e comunidades. Um dos motivos do aumento da perseguição a cristãos no mundo, se dá, principalmente, pela pandemia do Coronavírus, que atingiu principalmente, à população cristã perseguida. A pandemia destacou e exacerbou a discriminação sistêmica subjacente, tratamento desigual e até mesmo perseguição experimentada pelos cristãos em mais de 60 países acompanhados pela Portas Abertas.

Este ano, pela primeira vez, todos os 50 principais países pontuam acima de 61 pontos, ou seja, Perseguição Severa; os 12 primeiros países da Lista, apresentam Perseguição Extrema, contra 11 no ano passado.

Além dos 50 primeiros, mais quatro países também pontuaram Perseguição Severa (Cuba, Sri Lanka, Emirados Árabes Unidos e Níger), mostrando o impacto da COVID-19 na perseguição a cristãos no mundo.

A COVID-19 tem sido um catalisador para a repressão de cristãos minoritários, que em países como Bangladesh, Índia, Paquistão, Iêmen e Sudão às vezes tiveram a ajuda emergencial do Governo negada. Alguns foram informados que era porque “Sua Igreja ou seu Deus deve alimentá-lo” ou mesmo “o vírus foi criado e espalhado pelo Ocidente, de onde veio sua religião e seu Deus”

O grupo islâmico Al Shabaab na Somália culpou os cristãos pelo coronavírus, dizendo que o vírus foi espalhado pelas forças cristãs que invadiram o país e que os ‘infiéis’ (como são chamados os cristãos ex-muçulmanos) são responsáveis por toda essa desgraça.

Às vezes, como em um incidente no Sri Lanka, o coronavírus era o pretexto para a polícia visitar casas e igrejas cristãs e investigar os membros e atividades da igreja.

Continue lendo AQUI