Uma comissão avaliadora, formada por grandes nomes da cena cultural do País, elegeu os 25 vídeos dentre os 266 inscritos que irão compor a programação do Festival, que ocorrerá entre 20 (Dia do Contador de História) e 24 de março.
A contação de história “Comadre Raposa e suas Artimanhas” é uma adaptação das fábulas “A Raposa e as Uvas”, “A Raposa e o Corvo” e “O Galo e a Raposa”, de Esopo e de Jean de La Fontaine. Tem por objetivo um resgate das fábulas e utiliza-se de uma linguagem simples e popular, como meio de atingir o espectador. A companhia CENATRUPE, através de sua contadora Elaine Teleken, pretende que as crianças conheçam e apreciem contações de histórias, assim, promovendo o acesso e o incentivo a leitura, literatura e arte.
O 1º Guirii - Festival Amazônico de Contação de História é um evento online, que visa a exibição de vídeos de contações de história para o público infantil e foi beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Pacaás Novos (Nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC).
Além das apresentações de 25 vídeos pré-selecionados, ainda serão realizadas ações formativas com especialistas da área: Mesa-redonda, Entrevista, Oficina e Palestra.
Fonte: Jânio Gonçalves/ Assessoria Drt: 1773 MTE/RO