22 de setembro de 2021

A Vigilância Sanitária de Sarandi apreende mercadorias vencidas e sem procedência

 

Equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária de Sarandi e do PROCON seguem realizando diversas ações rotineiras e de atendimento a denúncias de consumidores, que por vezes resultam na retirada de comercialização de produtos fora do prazo de validade e sem procedência de estabelecimentos locais.

Nas últimas ações, em algumas conveniências, por exemplo, entre os produtos comercializados haviam bebidas vencidas ou sem procedência, fumo para narguilé sem registro obrigatório e até produtos vencidos desde o ano de 2010. Em um mercado na zona sul, também foi constatado diversos itens expirados e outros sem origem. Duas padarias também na zona sul, ao contrário do mercado, estavam exemplarmente atendendo todas as normas e orientações quanto à limpeza e organização. 

Os produtos irregulares encontrados nessas ações são retirados de comercialização e inutilizados. Os infratores respondem processo administrativo que poderá resultar em multa pela Vigilância Sanitária e pelo PROCON.

O diretor da Vigilância Sanitária, Hugo Bezerra, informa que as equipes de fiscalização estão empenhadas e atuam de forma constante, realizando orientações e combatendo condutas incompatíveis às boas práticas na comercialização e manipulação de alimentos, além do enfrentamento ao Coronavírus. O diretor também reforça a orientação para que os consumidores fiquem atentos, evitem adquirir produtos sem procedência (ausência de informações), observem a validade antes do consumo e contribuam com o município realizando denúncias.

De acordo com o coordenador do PROCON Sarandi, Dr. Lucas Dornellos, caso o consumidor adquira algum produto fora do prazo de validade, contendo corpo estranho ou estragado, tem o direito de trocar o alimento ou receber o dinheiro de volta. Se o consumidor passar mal por ter consumido um alimento impróprio ao consumo, poderá judicializar ação de indenização contra quem vendeu o produto.

Os Órgãos estão à disposição dos munícipes no atendimento de dúvidas, reclamações e denúncias:

- Atendimento ao cidadão fone 156;

- Vigilância Sanitária no fone (44) 3035-2124 de seg. a sex. 7h30 às 11h30 e das 13h ás 17h, ou e-mail vigilanciasanitaria@sarandi.pr.gov.br;

- PROCON Sarandi no fone (44) 3126-9508 seg a sex das 8h ás 11h30 e das 13h ás 17h, ou pelo Fale Conosco no link: www.sarandi.pr.gov.br/web/procon/fale-conosco, ou e-mail: procon@sarandi.pr.gov.br.