18 de março de 2021

Cultura: Elaine Teleken representará o Paraná no 1º Guirii Festival Amazônico de Contação de História


A Produtora Cultural Fada Inad de Ji-Paraná - Rondônia, anunciou no dia 05 de março, os vídeos selecionados para a primeira edição do Guirii - Festival Amazônico de Contação de História. E entre os selecionados, temos uma artista da nossa cidade de Sarandi-PR. Elaine Teleken é atriz, contadora de histórias e produtora cultural da companhia Cenatrupe, e sua contação de histórias “Comadre Raposa e suas Artimanhas” fará parte da programação, a atriz é a nossa representante do estado do Paraná, e estará se apresentando no dia 22/03, às 19h, e o festival será transmitido Ao Vivo, através do Youtube.com/fadainad.

Uma comissão avaliadora, formada por grandes nomes da cena cultural do País, elegeu os 25 vídeos dentre os 266 inscritos que irão compor a programação do Festival, que ocorrerá entre 20 (Dia do Contador de História) e 24 de março.

A contação de história “Comadre Raposa e suas Artimanhas” é uma adaptação das fábulas “A Raposa e as Uvas”, “A Raposa e o Corvo” e “O Galo e a Raposa”, de Esopo e de Jean de La Fontaine. Tem por objetivo um resgate das fábulas e utiliza-se de uma linguagem simples e popular, como meio de atingir o espectador. A companhia CENATRUPE, através de sua contadora Elaine Teleken, pretende que as crianças conheçam e apreciem contações de histórias, assim, promovendo o acesso e o incentivo a leitura, literatura e arte.

O 1º Guirii - Festival Amazônico de Contação de História é um evento online, que visa a exibição de vídeos de contações de história para o público infantil e foi beneficiado pela Lei Federal Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia (Sejucel), pelo edital 1ª Edição Pacaás Novos (Nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC).

Além das apresentações de 25 vídeos pré-selecionados, ainda serão realizadas ações formativas com especialistas da área: Mesa-redonda, Entrevista, Oficina e Palestra.

Fonte: Jânio Gonçalves/ Assessoria Drt: 1773 MTE/RO