sc

SE VOCÊ ESTÁ VENDO ISSO, O SEU CLIENTE TAMBÉM VÊ... ANUNCIE AQUI!
iniciar        parar

29 de dezembro de 2014

Comer uva engorda ou emagrece?

Comer uva emagrece, quando ingeridas no lugar de opções mais calóricas e combinadas com um plano alimentar pouco calórico. Entretanto, comer uvas engorda e atrapalha sua perda de peso, quando em demasia. Uvas te oferecem vários nutrientes essenciais e te ajudam a se sentir cheio com poucas calorias. Elas devem ser comidas com moderação como parte de um plano de perda ou manutenção de peso. Vamos entender por quê.

Calorias

Uvas contêm cerca de 69 calorias por xícara. Embora uvas não sejam alimentos altamente calóricos, elas contêm mais energia que outras frutas – como o melão e morangos. Por exemplo, 1 xícara de morangos contém 33 calorias. Já que as uvas são feitas de 81% de água, elas contêm pouca densidade enérgica, o que quer dizer que elas não contêm muitas calorias por grama. Alimentos que contêm pouca densidade enérgica podem te ajudar a manter um peso saudável ou perder peso, já que você pode usá-los para se satisfazer sem passar do seu limite de calorias. É a quantidade de alimento que você come que te deixa satisfeito, não a quantidade de calorias.

Carboidratos

Uvas são alimentos ricos em carboidratos – e embora alguns carboidratos na sua dieta sejam perfeitamente aceitáveis, carboidratos demais podem levar a um ganho de peso. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, 1 xícara de uvas contém cerca de 17 gramas de carboidratos totais, incluindo 16 gramas de açúcar. Embora as 0,9 gramas de fibras, um tipo de carboidrato, em 1 xícara de uvas ajude a aumentar a saciedade, outras frutas, como morango, mirtilo e laranja, contêm menos calorias e ainda mais fibras que as uvas, e por isso existe um pensamento, não tão equivocado, de que a uva engorda. Porém, tudo depende da quantidade ingerida.

Use Uvas Para Substituir Alimentos Menos Saudáveis

A chave para usar uvas para te ajudar a perder peso é trocar outros alimentos calóricos por uvas. Apenas comer uvas não levará a perda de peso. Especialistas em saúde recomendam que uvas sejam usadas para diminuir a fome entre refeições. Uvas são uma ótima alternativa a batatas fritas e doce, porque elas contêm poucas calorias e te deixam se sentindo satisfeito devido à sua grande quantidade de água. Tente comer uvas congeladas após as refeições em vez de sobremesa, coma uma xícara de uvas em vez de comer batatas fritas ou outros lanches que não são saudáveis, ou comece seu almoço com uma salada de frutas para te ajudar a comer menos.

A Uva Engorda? É Possível

A perda de peso ocorre como um resultado de criar um déficit entre calorias ingeridas e calorias queimadas. Trinta e duas uvas contêm aproximadamente 110 calorias. Uma pessoa normal de 75 quilos queima cerca de 1500 calorias por dia. Comer mais que 300 calorias de uvas por dia pode significar muitas calorias extras, e nesse caso, a uva engorda. Isso não deve ser um problema quando comida para substituir outros alimentos menos saudáveis.

Índice Glicêmico

índice glicêmico é uma ferramenta usada para estimar o efeito de um alimento que contém carboidratos nos seus níveis de açúcar no sangue. Valores de índice glicêmico menores de 55 são considerados baixos, e alimentos com valores baixos não causam grandes picos nos níveis de açúcar no sangue quando consumidos nas quantidades recomendadas. Enquanto os valores de IG para uvas variam levemente, eles geralmente caem em torno de 40. 

 

Minimizando o Índice Glicêmico

Vários fatores influenciam o índice glicêmico dos alimentos, incluindo quão maduros eles estão, a variedade e se eles foram cozidos ou processados de alguma forma. Você pode minimizar seu índice glicêmico no geral consumindo alimentos que contêm carboidratos, como as uvas, com aqueles que são ricos em proteína ou que contenham gordura ou fibras. Fibras, proteína e gordura fazem com que seu corpo demore mais para digerir seus alimentos e desaceleram a liberação de açúcar na corrente sanguínea.

Vitaminas

Uvas verdes contêm vitaminas C e K. A vitamina C tem um papel importante na prevenção de infecções e também promove a saúde dos seus ossos, dentes, gengiva e vasos sanguíneos. Ela também age como antioxidante para proteger seu corpo dos danos causados por radicais livres, compostos que podem aumentar seu risco de câncer e outras doenças crônicas. Uma xícara de uvas verdes contém 4,8 miligramas dos 75 a 90 miligramas de vitamina C que você deve consumir por dia. A vitamina K ajuda a manter os ossos saudáveis e ajuda seu sangue a coagular. Você precisa de 120 microgramas dessa vitamina por dia. Uma xícara de uvas verdes sem sementes contém 22 microgramas da sua necessidade diária.

Minerais

Uma porção de uvas verdes sem sementes é uma fonte saudável de potássio e ferro. Potássio ajuda nas funções dos órgãos, tecidos, músculos, células e coração, e você precisa de 4700 miligramas por dia para sustentar esses sistemas. Uma xícara de uvas verdes oferece 288 miligramas. Ferro é importante para a formação adequada de células vermelhas do sangue e também ajuda no movimento de oxigênio no seu corpo. A quantidade diária recomendada de ferro é 8 miligramas para homens e 18 miligramas para mulheres. Uma xícara de uvas verdes sem sementes contém 0,54 miligramas desse mineral essencial.

Porções Recomendadas

A quantidade de uvas que você deve incluir no seu plano alimentar de perda de peso depende donúmero de calorias que você vai ingerir, mas varia entre 1 a 1,5 xícaras diariamente. Uma porção de fruta fresca – incluindo uvas – é equivalente a 1 xícara.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+) (via boa forma)