5 de março de 2017

Vacina da dengue em Sarandi

O município está entre as 30 cidades do Paraná que terão vacinação antidengue. A campanha será realizada de 3 a 31 de março, nas unidades de saúde e postos de vacinação, para as pessoas entre 15 e 27 anos. 

O índice de larvas do Aedes Aegypti em Sarandi é 10.1, considerado alto risco para epidemia. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Sarandi, 20.877 mil pessoas deveriam ter recebido a primeira dose no ano passado, mas apenas 42,7% aderiu à campanha. 

O baixo desempenho também foi registrado em todo o Paraná. Durante visita para controle da doença, as equipes da Central de Controle da Dengue constataram que o maior índice de larvas foram encontrados nas residências, em materiais recicláveis.

Ano passado, pelo menos 794 pessoas morreram no Brasil em decorrência de dengue, zika e chikungunya, todas elas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Dessas mortes, 629 foram provocadas pela dengue. Os dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde registrados até 24 de dezembro de 2016. A secretária municipal de Saúde, Sandra Regina Jordão Jacovós, alerta para a importância da prevenção por meio da vacina. Segundo ela, o alto índice larvas aumenta risco de epidemia no município. “Teremos vacina suficiente para imunizar todas as pessoas entre 15 e 27 anos”, garante. A vacina tem três doses e deve se tomada a cada seis meses. Esta será a segunda dose, mas também tem como público-alvo quem ainda não tomou a primeira. A campanha também é uma oportunidade para quem está dentro da faixa etária e não tomou a primeira dose no ano passado. Para facilitar o acesso à imunização, além das unidades de saúde, supermercados, feiras-livres, templos religiosos, empresas e colégios estaduais também serão usados como postos de vacinação, aos sábados. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é eficaz contra todos os tipos de dengue (4 sorotipos) e ajuda a reduzir em 93% os casos graves da doença, que podem levar à morte. O medicamento deve chegar ao município na quarta (1). Na região, a campanha de vacinação antidengue inclui também os municípios de Iguaçu, Santa Fé, Munhoz de Melo, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá e Mandaguari. (Inf. Blog do Balako)