27 de abril de 2017

O Sopão da Jô: Um trabalho social voluntário que ultrapassa os anos em Sarandi

O Sopão da Jô é um trabalho social que já é conhecido em Sarandi à 17 anos. A idealizadora do projeto, Julieta Branco da Silva, popularmente conhecida como Jô, comentou que no passado enfrentou muitas dificuldades, à ponto, de não ter o que dar de comer aos filhos. 

Hoje, aposentada e após ter presenciado a quantidade de legumes, frutas e verduras que eram jogadas fora no Seasa, teve a ideia de ir buscar estes “restos” descartados pela empresa, e fazer um sopão, para distribuir para as famílias carentes do bairro. 

No começo as distribuições eram feitas em sua residência, mas com a ajuda de voluntários conseguiu espaço numa pequena chácara, pela qual paga 300,00 (Trezentos reais) de aluguel. Conta com a ajuda de suas noras e de pessoas voluntárias no desempenho do trabalho. 

Trouxe para o bairro, através de parceiros voluntários, algumas atividades culturais como aulas de balé e judô. A equipe Vagalumes de Maringá também abraçou o projeto e tem fortalecido muito o trabalho social. 

O sopão vai continuar sendo distribuído, a Jô informa que pretende buscar mais benefícios para as famílias carentes do bairro, que passam por muitas necessidades. O sopão acontece uma vez por semana no conjunto José Richa, na avenida Nossa Senhora Aparecida, S/n°. (Texto: Banda 1)