4 de março de 2018

Morre a atriz Tônia Carrero

A atriz Tônia Carrero morreu no final da noite deste sábado (3), aos 95 anos, após sofrer uma parada cardíaca enquanto realizava uma cirurgia numa clínica particular no Rio de Janeiro. 

Em entrevista ao canal Globo News, a neta da atriz afirmou que o desejo da avó era de ser cremada e revelou que a cerimônia deve acontecer na próxima segunda-feira (5).

Com uma carreira iniciada ainda na década de 40, Tônia Carrero é considerada uma das maiores atrizes brasileiras.

Diagnosticada com hidrocefalia oculta, Tônia não atuava na TV desde 2004. Já o afastamento dos palcos ocorreu em 2007. No ano seguinte, ela precisou trocar uma válvula que ajuda a aliviar a hidrocefalia, mas nunca mais conseguiu voltar ao normal.

O último trabalho de Tônia Carrero na TV foi na novela Senhora do Destino(2004). Dentre os trabalhos de maior destaque de sua carreira nas telinhas estão as novelas Sassaricando (1987) e Esplendor (2000).

No teatro, a atriz contracenou nas peças Quem Tem Medo de Virgínia Woolf?(1978) e Navalha na Carne (1968). No cinema, Tônia atuou em longas como Tempos de Violência (1969), Fogo e Paixão (1988) e Chega de Saudade(2007).


Hidrocefalia oculta

Há alguns anos, a grande dama do teatro brasileiro havia sido diagnosticada com hidrocefalia oculta, uma doença hereditária herdada da mãe. Na ocasião, ela foi submetida a duas cirurgias e ficou bem.

A doença deu seus primeiros sinais no ano 2000, mas à época Tonia ainda conseguiu se manter na ativa, protagonizando três peças, um filme e uma participação em novela. 

Em dezembro de 2015, chegaram a correr boatos de que a atriz teria morrido. A informação foi rapidamente desmentida pelo sobrinho de Tônia Leonardo Thierry, que postou nas redes sociais uma foto dizendo que a tia estava viva. (R7)