5 de outubro de 2017

PROCON de Sarandi fiscaliza agências bancárias

A equipe do Procon Sarandi começou uma ação de fiscalização esta semana. As equipes estão visitando as agências bancárias da cidade, verificando se todas estão cumprindo a lei estadual 13.400/2001, que regulamenta o tempo de espera nas filas dois caixas. A lei determina até 20 minutos para dias normais e 30 minutos em véspera ou após feriados.

Outro ponto importante é que esta lei obriga as instituições bancárias a colocar funcionários suficientes no setor de caixas, para que o atendimento seja efetivado em tempo razoável. Além disso, as agências deverão afixar cartazes informando a escala de trabalho dos atendentes, para que todo consumidor esteja ciente do funcionamento.

Segundo o Coordenador do Procon de Sarandi, Lucas Dornellos, o usuário deve procurar seus direitos sempre que a lei for desrespeitada. “O Trabalho de fiscalização é essencial, porém é de suma importância que o consumidor nos ajude denunciando eventuais irregularidades”, afirma.

Alguns usuários relataram que teriam tentado pagar boletos com valores inferiores a R$ 700,00 (setecentos reais) nas agências bancárias e não foram atendidos. O fiscal Paulo Garcia esclarece que não existe justificativa para essa prática. “Pagar boletos em agências lotéricas é sempre opcional, a agência bancária de maneira alguma pode se recusar a receber o pagamento de um boleto no guichê do caixa em razão do seu valor”, explica.

O Procon Sarandi orienta todos os consumidores, que se depararem com qualquer desrespeito às normas de direito do consumidor, formalize uma denúncia ou reclamação. Lembrando que o consumidor deve estar munido de toda documentação pertinente (documentos pessoais, nota fiscal de compra, ordens de serviço, contrato, faturas etc.) para uma análise mais criteriosa dando o encaminhamento correto, bem como sanar qualquer dúvida, seja consumidor ou fornecedor.

O Procon de Sarandi está localizado na Rua Castro Alves, nº 952, Jardim Independência, atendendo o público no período da manhã das 08h00 às 11h00, bem como na parte da tarde das 13h00 às 17h00. O contato também pode ser feito através dos telefones 3126-9510 / 3126-9508 / 3042-3115.